segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Modelagem Matemática - Funções de 2˚ grau como Modelo Matemático

Resumo
     Desde que o pensamento existe, existe a relação numérica, ainda que intuitivamente. Com
a observação aos fenômenos da natureza e o aprimoramento do intelecto, o homem chegou ao
ponto de poder analisar coleções de dados de forma panorâmica, como o simples fato de se
observar um gráfico de função.
 
     A seguir iremos voltar nossas atenções às parábolas, cuja a função é de 2° grau. Faremos
algumas análises e observações sobre as tais.

Introdução
     Na natureza encontramos infinitas situações e por sua vez, várias formas de visualizar
estas situações matematicamente.
 
     Existem situações que representam desde funções de 1° grau, funções periódicas,
logarítmicas, exponenciais e outros tipos.
 
     Neste trabalho veremos as funções de 2° grau e extrairemos várias informações destas
funções.

Objetivo
     - Encontrar uma situação ou problema do cotidiano que possa ser representado por uma
função de 2° grau.

      - Esboçar o gráfico e explicar o que este modelo traduz para a realidade. 
     - Explicar o significado de todos os pontos importantes.

Procedimentos Executados:
     Imagine a situação em que um produto tenha saída somente em determinada época do
ano, como o panetone por exemplo. Esta situação poderia ser analisada caso conhecêssemos a
equação de seu comportamento, então imagine que esse comportamento seja descrito pela
equação:
 




     Bem, conforme nossa situação e análise desse modelo matemático, poderíamos dizer algumas
coisas sobre o evento.
 
     Poderíamos dizer que o eixo x é a representação do tempo em dias, onde são analisados
60 dias ( que é o Domínio de nossa função ) e o eixo y a quantidade de “panetones“ vendidos.
     Todos nós sabemos que à medida em que se aproxima o natal, aumentam-se as vendas de
panetone e a após este evento, as vendas tendem a baixar. A equação que resolvemos acima permite que possamos enxergar toda a trajetória da situação, ou seja, o início das vendas, o dia (ou alguns dias ) em que as vendas atingiram o seu máximo e o declínio das vendas até que elas se encerrem.

      Obviamente o ponto x=0 seria o ponto de partida das vendas e o ponto x=60 seria 60 dias
após o início das vendas ( o dia em que se vendeu o último panetone do período analisado ), já no
ponto x=30 seria o dia de maior saída, foram vendidas 150 unidades.
 
     No intervalo ( 0 < x < 30 ) as vendas aumentaram e no intervalo ( 30 < x < 60 ) as vendas declinaram.
      Nos pontos x<0 ou x>60 nós podemos falar sob 2 pontos de vista.
      1 – O ponto de vista real:
           Neste intervalos não havia venda alguma.
      2 – O ponto de vista puramente matemático: 
          Nestes intervalos, na função, existem pontos no eixo y, ou seja, existe imagem para todo o.
      Para fazermos com que esta função seja realmete um modelo de situação real temos que
estabelecer a condição de existência da função, ou seja, Dom e Im de f (x) , desta forma
unificamos os tópicos 1 e 2.





Bibliografia

Funções 2 ° Grau - Vértice e Imagem - TutorBrasil, 26/11/2010,

Equações do segundo grau - Ensino Fundamental, 26/11/2010,
<http://pessoal.sercomtel.com.br/matematica/fundam/eq2g/eq2g.htm>


Equação do 2º Grau - Brasil Escola, 26/11/2010,
<http://www.brasilescola.com/matematica/equacao-2-grau.htm>


Como calcular equação do segundo grau – Como Calcular, 26/11/2010,
<http://comocalcular.com.br/como-calcular/como-calcular-equacao-do-segundograu>

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